..."as pessoas com baixo rendimento domiciliar per capita, residentes em imóveis alugados, são as que mais sofrem com o ônus do aluguel. De fato, a participação do valor do aluguel no orçamento dos domicílios com baixo rendimento (lembrando que 56% dos brasileiros viviam com um rendimento domiciliar per capita inferior a um salário mínimo em 2001) atinge valores proibitivos para essa camada da população. Isso explica a baixa proporção de moradores em casas e apartamentos alugados entre os estratos de rendimento mais baixos e a consequente busca de outras alternativas, tais como domicílios improvisados, cortiços, ocupação ilegal de terrenos, autoconstrução, aquisição de posse de domicílio não regularizado etc.
As políticas públicas de habitação, que desde sua origem foram insuficientes no atendimento à população mais pobre, e a dificuldade de acesso ao crédito para a população com baixo rendimento forçam essas famílias a recorrer à informalidade e a mecanismos alternativos para moradia."
Kilsztajna, Samuel et al. Aluguel e rendimento domiciliar no Brasil. Rev. econ. contemp., Abr 2009, vol.13, no.1, p.113-134. ISSN 1415-9848
· abstract in portuguese | english · text in portuguese