Pesquisar este blog

Dinheiro como Dívida (Money as Debt)


SOBRE: https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://en.wikipedia.org/wiki/Money_as_Debt&prev=search

1min02
"Toda vez que um banco faz um empréstimo (ou compra títulos), um novo crédito bancário é criado - novos depósitos - dinheiro novo em folha".

1min11
"O processo pelo qual os bancos criam dinheiro é tão simples que a mente não percebe"

1min20
"Permita-me emitir e controlar o dinheiro de uma nação, e eu não me importarei mais com quem faz as leis"

CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO

1min50
"Dois grandes mistérios dominam nossas vidas: amor e dinheiro"

2min26
"A maioria de nós acredita que o dinheiro é criado pelo governo"

CAPÍTULO 2: A FÁBULA DE GOLDSMITH

17min27
"Banks loan money they DO NOT HAVE!"

18min09
"Os bancos podem criar tanto dinheiro quanto nós podemos tomar emprestado"

18min12
"Todos sabem inconscientemente que os bancos não emprestam dinheiro. Quando você vai sacar seus depósitos, o banco não lhe diz que você não pode fazer isso porque ele emprestou o dinheiro a outra pessoa."

18min29
"Mais de 95% de todo dinheiro existente hoje foi criado por alguém que assinou um compromisso de dívida em um banco."

18min56
"Receio que os cidadãos não gostarão de saber que os bancos podem e criam dinheiro, e que eles controlam o crédito da nação, dirigem a política dos governos e mantêm na palma de suas mãos o destino das pessoas"
Reginald McKenna, antigo presidente do conselho administrativo do Midlands Banco da Inglaterra

CAPÍTULO 4: A SIMPLES VERDADE

19min19
"Os bancos apenas podem operar seu sistema monetário com a cooperação ativa do governo"

21min40
"Sem o documento que o tomador assinou, o banqueiro não teria nada para emprestar"

CAPÍTULO 5: SEM DÍVIDA, SEM DINHEIRO

22min18
"Não é impressionante que apesar da incrível riqueza de recursos, inovações e produtividade que nos cercam, quase todos nós, de governos a empresas e indivíduos, estamos severamente em débito com os banqueiros?"

22min36
"Como pode ser que aquelas pessoas que realmente produzem toda a riqueza real no mundo, estão com dívidas com aqueles que meramente emprestam o dinheiro que representa aquela riqueza?"

CAPÍTULO 6: DÍVIDA PERPÉTUA

28min57
QUESTÃO 1: Por que os governos escolhem tomar dinheiro a juros dos bancos privados, quando o governo poderia criar todo o dinheiro que ele necessita sem pagar juros?

29min07
QUESTÃO 2: Por que criar dinheiro como dívida? Por que não criar dinheiro que circula de maneira permanente e não tem que ser perpetuamente reemprestado a juros para poder existir?

29min19
QUESTÃO 3: Como pode um sistema monetário que só funciona com perpétuo crescimento acelerado, ser usado para construir uma economia sustentável? Não é lógico que um perpétuo crescimento acelerado e sustentabilidade são incompatíveis?

29min37
QUESTÃO 4: O que há nesse atual sistema que o faz totalmente dependente do crescimento perpétuo? O que precisa ser mudado para permitir a criação de uma economia sustentável?

CAPÍTULO 7: USURA

30min58
"a cobrança de juros é uma problema tanto moral como prático"

32min36
"Apenas se o procedimento de emprestar a juros fosse igualmente distribuído pela população, este seria o problema central a ser resolvido. Pesadas taxas sobre os lucros bancários poderiam atingir esse objetivo. Mas por que os bancos iriam querer se manter no negócio?"

32min56
"Se formos todos capazes de nos libertar da atual situação, poderíamos imaginar a atividade bancária como um serviço não lucrativo para a sociedade, desembolsando seus ganhos em juros como dividendos para todos os cidadãos ou emprestando sem cobrar nenhum juros."

CAPÍTULO 8: MUDANDO O SISTEMA

39min04
CAPÍTULO 9: O PODER INVISÍVEL